O OLHAR DO FOTÓGRAFO,O OLHAR DO POETANascida Norma Jeane, Marilyn Monroe tinha lampejos como: “Primeiro preciso convencer a mim mesma de que sou uma pessoa. Depois talvez me convença de que sou uma atriz”.É imediato associar tal inquietação à ironia de um Álvaro de Campos: “Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti e perdi-me”, ou à de um Bernardo Soares: “Sonhar é muito mais prático que viver”.Fernando Pessoa é talvez quem esteja mais à mão, mas poderíamos pensar em vários outros poetas, artistas e pensadores com os quais Marilyn dialoga, de Nietzsche a Deleuze, todos empenhados em estabelecer o limite entre norma e exceção, verdade e mentira – a vertiginosa perquirição da identidade em crise.Tal é o entrecho do poema dramático A cicatriz de Marilyn Monroe, longo monólogo em que Marilyn divide a cena com seu duplo, Norma (ou seria o contrário?), enquanto aguarda a chegada do fotógrafo da Vogue.Enquanto espera, Marilyn mergulha fundo em si mesma, disposta a se revelar p